A expansão marítima portuguesa resultou principalmente das ações combinadas do Estado, da Igreja e das entidades comerciais, com o objetivo principal de obter lucros.
O comércio e as conquistas, principalmente as da Ásia, foram garantidas pela superioridade náutica e bélica dos navios lusos. As pequenas, ágeis e relativamente estáveis "caravelas de descobrir", que transportaram seus inventores pela África ocidental, não foram apenas as primeiras embarcações capazes de avançar em ziguezague contra o vento. Foram também as primeiras a carregar artilharia pesada, facilitando os desembarques portugueses nos litorais africanos.
O blog Energia e Grandes Navegações discute temas relacionados a questões energéticas - especialmente petróleo - bem como assuntos ligados à história das grandes navegações.
domingo, 24 de outubro de 2010
Para aqueles que ainda duvidam que o petróleo ainda será - por muito tempo - a nossa princiapl fonte de energia...
A partir de dados do país que é o maior consumidor mundial de energia - os EUA - podemos identificar que o carvão foi, por cerca de 75 anos, a mais importante fonte primária de energia, naquele país. Por sua vez, o petróleo tem seu reinado como fonte principal de energia há cerca de 60 anos. Todavia, considerando que o petróleo, quando comparado ao carvão, tem maior densidade energética, é mais limpo, mais fácil de transportar e muito mais flexível quanto a forma de aplicação é razoável imaginar que o petróleo estará conosco por ainda muito tempo.
Longo período sem posts....
Devido a diversos motivos - a maior parte deles relacionados ao dia a dia do trabalho - o blog ficou sem atualização... Agora voltamos com pelo menos 2 posts semanais...
Assinar:
Postagens (Atom)