domingo, 20 de fevereiro de 2011

A partida de Cabral para a viagem do descobrimento do Brasil

O dia 8 de março de 1500 caiu num domingo. A data fora cuidadosamente escolhida para que Lisboa, já então o principal centro da expansão ultramarina da Europa, pudesse se rejubilar em festejos e celebrações. Menos de uma ano antes, Vasco da Gama tinha retornado àquele mesmo porto no rio Tejo, trazendo a notícia de que era possível atingir a Índia após circunavegar a África.  A certeza de que a Índia podia ser alcançada pelo mar era a recompensa por quase um século de esforços ininterruptos.

China - o grande aumento nas importações de petróleo ao longo de 2010

Embora a China esteja prevendo uma queda das importações de derivados de petróleo, dados revelados nesta semana, mostram que as importações de petróleo bruto, aumentaram 27,4% de janeiro de 2010 até janeiro de 2011 – passando para uma média de 5,15 milhões de barris por dia.  Percebe-se um claro resultado dos recentes incrementos na capacidade do parque de refino chinês.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

A preparação da viagem de Cabral, quando do retorno de Vasco da Gama

Com o retorno da combalida frota de Vasco da Gama, em 1499, trazendo a notícia de ter finalmente encontrado o caminho para a Índia, somado ao significativo lucro obtido com a venda da carga de especiarias, Dom Manuel apressou-se a preparar nova armada, desta vez com número suficiente de navios para dar combate ao samorim indiano.
Para capitanear a frota, foi chamado um obscuro membro da baixa nobreza,  cuja escolha estava vinculada muito mais à habilidade política do que a  conhecimentos náuticos ou militares. Tratava-se de Pedro Álvares Cabral, que, deixando Lisboa em nove de março de 1500, partiu liderando uma frota de dez naus e três caravelas, com mil e quinhentos homens, com destino á Índia. No caminho, como se sabe, ocorreu a "descoberta" do Brasil.

A estatal chinesa, PETROCHINA, faz um movimento marcante no mercado de shale gas

A gigante estatal chinesa, Petrochina comprou por U$5,4 bilhões a metade de um projeto da Canada's Encana Corp. Trata-se do maior investimento chinês em um campo de gás no exterior.
A Canada's Encana Corp é um dos maiores produtores norte-americanos de gás.  A associação entre as duas empresas criará uma joint venture para o desenvolvimento do campo de Cutbank Ridge - localizado  na província de  British Columbia, no Oeste do Canadá - nos próximos 5 anos.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

As Grandes Navegações e os religiosos

Religiosos portugueses partiam de Lisboa com vários preconceitos, e tão logo viam figuras simbólicas de outra fé, escreviam dizendo tratarem-se de retratos do diabo. Pela ótica dos outros povos, eram os portugueses os infiéis, adoradores do demônio, sem nenhum pudor de atravessar os mares vendendo uma religião em troca de especiarias.. Em um primeiro momento, alguns portugueses procuraram identificar os deuses hindus com os santos caólicos, mas rapidamente o engano foi desfeito. Religiões hindus logo foram associadas ao culto demoníaco, dando origem a um processo de conversão forçada que incluiu a destruição de muitos templos.

"A evolução das espécies" na seleção dos combustíveis fósseis...

   Desde a pré-história, até os séculos XVIII e XIX, a madeira era o combustível mais comum no nosso planeta . A madeira tem uma relação Carbono para Hidrogênio (C:H) da ordem de 10:1. Isto significa que a madeira contém aproximadamente 10 átomos de Carbono para cada átomo de Hidrogênio "queimável".
   Ao cabo da Revolução Industrial, a  madeira acabou  perdendo sua primazia, cedendo lugar  para o carvão, que tem uma densidade energética muito maior e uma relação C:H de 2:1.  Em meados do século XX, o carvão perde sua supremacia para o petróleo - que por sua vez, tem muito  maior densidade energética -  com uma relação C:H, de cerca de 1:2.
   Hoje, presenciamos o crescimento do "império" do gás natural, que como sua fórmula (metano) sugere - CH4 - tem uma relação C:H de 1:4, ou seja, 1 Carbono para cada 4 Hidrogênios. Certamente este "império do gás natural", veio para ficar e tenho ilustres companhias para me ajudar na afirmação que o mesmo deve permanecer dando as regras, ao menos, pelas próximas 5 décadas.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

As grandes Navegações e as Cruzadas

Os descobrimentos e as Cruzadas contra os infiés foram dois movimentos articulados. 1415 marca a data oficial do início da expansão ultramarina, quando Ceuta foi conquistada pelo rei D. João I, acompanhado dos infantes D. João e D. Henrique, seus filhos, que  promoveram uma Cruzada para abrir uma cabeça de ponte no Marrocos.
Ao mesmo tempo em que expedições guerreiras eram enviadas para o Marrocos e se redobravam os esforços para controlar pontos econômicos estratégicos na região, os portugueses não se descuidavam de investigar o que havia do outro lado do mar Tenebroso e, tampouco, de procurar um caminho para a Índia pelo Atlântico. O descobrimento de ilhas espalhadas pelo mar aberto serviu para a fixação de bases avançadas da expansão ultramarina, prestando apoio logístico aos navios de Portugal e constituindo verdadeiros campos de testes de formas de colonização, que mais tarde seriam implantadas na Índia e, particularmente , no Brasil. Como se não bastasse, os descobrimentos representavam uma importante reserva de novas terras férteis para o cultivo de alimentos indispensáveis à manutenção da vida dos súditos da Coroa.

Podemos diminuir o ritmo de crescimento do consumo de energia??

O aumento do consumo de energia está diretamente vinculado à melhoria no padrão de vida. Isto vale sempre, para qualquer lugar. Considerando isto, como podemos esperar que as 6,7 bilhões de pessoas do mundo, utilizem menos energia. A resposta a esta questão é óbvia: Não podemos esperar que isto ocorra!