O presidente dos EUA declarou que o país precisa construir uma nova geração de fontes de energia que sejam seguras e limpas.
Centrais nucleares e térmicas a carvão mais seguras e limpas, bem como o investimento em biocombustíveis devem ser o foco das atenções, segundo discurso de Obama nesta semana. Ele afirmou que a nação que liderar a geração de energia limpa e renovável liderará a economia global e segundo sua afirmação a nação que deve ficar à frente deste novo ciclo deverá ser os EUA.
O blog Energia e Grandes Navegações discute temas relacionados a questões energéticas - especialmente petróleo - bem como assuntos ligados à história das grandes navegações.
domingo, 31 de janeiro de 2010
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
A passagem pelo Cabo Bojador
Ao passar pelo Cabo Bojador, em 1434 e descobrir um caminho de volta para Portugal - através da navegação mais aberta para dar uma "grande volta" para Oeste do Atlântico, Gil Eanes quebrou as barreiras físicas e psicológicas que aprisionavam o homem medieval e abriu aos navegadores portugueses as portas para a exploração comercial intensa dos oceanos. O Cabo Bojador, que se projeta da costa da África Ocidental, a 1500km ao Sul de Tânger era um cemitério de marinheiros que tinham suas embarcações atiradas contra seus rochedos. Como diria o infante Dom Henrique: "não há perigo tão grande capaz de superar a esperança de lucros".
A crise de eletricidade na Venezuela
A Venezuela confirma a máxima sobre "maldição do petróleo" que aflige a maioria dos países exportadores de petróleo cru. Com sua economia fortemente atrelada ao preço do barril do óleo e tendo uma matriz de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis - leia-se, hidroeléticas - o país descuidou de forma quase que aventureira da manutenção de seu parque de geração de energia, durante a bonança dos preços do petróleo dos últimos anos. Com a debaclé do preço do barril e enfrentando uma seca nos reservatórios das hidroelétricas a situação se transformou rapidamente em uma crise de proporções nacionais, com racionamento de energia e desaceleração econômica. É aquela estória, quando a maré baixa é que a gente vê quem estava nadando pelado...
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Navegar e explorar sempre, “deficitar” nunca!
Não havia facilidade para operações a fundo perdido, buscando-se sistematicamente desenhos econômico-financeiros auto-sustentados, sendo praticamente inaceitácel estruturas deficitárias. Portugal ousou, sim, mas jamais se descuidou dos aspectos econômico-financeiros envolvidos nas explorações marítimas.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
EUA passam a ser o maior produtor mundial de gás natural
Um vestibulando no ano passado, estudando no material de 2008, certamente teria respondido que o maior produtor mundial de gás natural era a Russia. Nas últimas semanas ficou claro que este quadro mudou. Os EUA se tornaram o maior produtor de gás natural em 2009, com um aumento de produção de cerca de 4%, enquanto a Russia declinou sua produção em cerca de 17%.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Sucesso nas descobertas devido - também - ao "jeitinho português"
Improviso organizacional: As Descobertas portuguesas conseguiram fazer um mix entre, por um lado, a arte bem portuguesa do improviso - bem presente na cultura brasileira - fundamental no dia-a-dia da expansão e, por outro lado, um propósito estratégico claro: o maior rigor científico possível na época (todas as ferramentas de marear que oa navegadores levavam e iam melhorando) e um planejamento logístico notável, tanto das viagens e depois na gestão da "aldeia global" criada pela rede de colônias.
Argentina anuncia seu programa de incremento na produção de gás natural
Argentina anuncia seu programa de incremento na produção de gás natural – Gás Plus III. Um programa de 15 projetos - nas províncias de Salta, Neuquem, Rio Negro e Santa Cruz - totalizando investimentos da ordem de US$400 milhões. Possibilitando um aumento na produção, em 2010, de 3 milhões de metros cúbicos e um incremento de 9 milhões de metros cúbicos em 2011.
Assinar:
Postagens (Atom)