sábado, 13 de fevereiro de 2010

E a China continua atuando fortemente para garantir - neste momento de créditos escassos - acesso seguro a fontes de energia em troca de financiamentos...

Atuando em diversos continentes, em parcerias sem grandes preconceitos ideológicos, o governo chinês - que agora tem uma agência específica para assuntos energéticos - vem costurando acordos para garantir acesso a petróleo e álcool. Dentre estes acordos vale destacar o fornecimento de petróleo brasileiro em troca de financiamentos para a Petrobras e mais recentemente o memorando de entendimento firmado entre a Petrobras Biocombustível S.A. (PBio) e a estatal chinesa Petrochina International Company Limited, para a realização de estudos conjuntos para avaliar a viabilidade técnica e econômica do desenvolvimento de projetos de produção de etanol no Brasil, numa parceria entre a Petrochina e a PBio, e de projetos de exportação de etanol para a China, numa parceria entre a Petrochina e a Petrobras.
Devido à necessidade de adoção da mistura de etanol à gasolina em uma maior parte do território chinês e à falta de condições para abastecer aquele mercado exclusivamente com produção local, a China pretende não só buscar suprimento mas também investir em produção própria do produto no Brasil.

Nenhum comentário: