sábado, 19 de março de 2011

A inauguração do comércio global com as Navegações do século XV

O comércio internacional passou a ser efetivamente global, abarcando quatro continentes, a partir das viagens oceânicas iniciadas pelos portugueses no começo do século XV. Leo Huberman, no seu estudo clássico sobre A Riqueza do Homem, considerou esse período uma verdadeira Revolução Comercial, algo que não ocorrera nos tempos do Império Romano ou Mongol, nem durante a Era de Ouro do Mediterrâneo, com as Repúblicas Marítimas italianas.

Financiamento americano para a exploração do Pré-Sal


Merval Pereira, em O Globo, desta semana comenta que os efeitos da crise política nos países árabes devem aproximar Brasil e Estados Unidos, principalmente em relação a um possível acordo que pode ser assinado para alinhar parceria na produção do pré-sal. Ao exemplificar uma forma de negociação, Pereira lembra que, em 2008, a China emprestou US$ 10 bilhões com o compromisso de a Petrobras exportar 200 mil barris diários por um período de dez anos, o que tornou o país asiático o principal importador de petróleo brasileiro. A Petrobras pode utilizar a mesma estratégia com os norte-americanos, criando linhas de financiamento na exploração do pré-sal.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Composição típica do financiamento da expansão marítima de Portugal,

Durante décadas, Portugal combinou ações corsárias com atividades de exploração, sendo a primeira prática gradualmente abandonada, à medida que surgiam desdobramentos econômicos auto-sustentados nas rotas e locais recém-descobertos, ou recém-atingidos. No mixing do financiamento da expansão  marítima de Portugal, devem ser destacadas as seguintes fontes básicas de financiamento:  recursos da Coroa;  recursos dos próprios infantes;  recursos das ordens religiosas; eventuais recursos de investidores privados e  recursos provenientes das ações corsárias,

Expansão do mercado de gás natural no mundo para atender principalmente à China

Matéria publicada, hoje, pela Reuters explica a expansão do mercado de produção de gás natural liquefeito (FLNG) devido à demanda energética vinda da Ásia. Conforme relata a matéria, os projetos de FLNG ainda estão em desenvolvimento e, baseado em informações da Agência Internacional de Energia (IEA), a expectativa é que o consumo de gás aumente 44% entre 2008 e 2035 – índice superior a qualquer outro combustível

terça-feira, 8 de março de 2011

China estabelece limite para consumo de energia em 2015

A China anunciou esta semana - para surpresa dos que protestam quanto à voracidade de seu consumo de energia – um limite para seu consumo total de energia em 2015. O teto de consumo ficou estabelecido como 4 bilhões de toneladas métricas de carvão equivalente. O consumo atual está na casa dos 3,2 bilhões destas mesmas toneladas métricas. Considerando o aumento esperado de 4,2% e as taxas de crescimento d o PIB, percebe-se que o governo aposta na capacidade melhorar a eficiência de boa parte de suas termo-elétricas a carvão.

A primeira onda de Globalização - as Grandes Navegações Portuguesas

No século XV as grandes navegações oceânicas iniciaram o processo histórico de entrelaçamento mundial atualmente chamado de "globalização". Hoje a globalização é um processo amadurecido, caracterizado pela existência de empresas multinacionais e tecnologias sofisticadas, como a eletrônica e a espacial, capazes de suplantar distâncias e encurtar o tempo. Mas o cerne desse processo - os contatos entre sidos vários continentes - foi construído à época das grandes navegações e dos primeiros impérios coloniais modernos.

domingo, 6 de março de 2011

Queda da produção de petróleo na Venezuela em 2010

O Ministro do Petróleo da Venezuela divulgou os dados de produção de óleo de 2010, que indicam uma produção média de 2,8 milhões de barris por dia. Comparando com a alegada (os dados oficiais de produção venezuelanos não são muito confiáveis...) produção média de 3,0 milhões de barris por dia, do ano de 2009, percebe-se a significativa queda, para um país onde as vendas de petróleo para o mercado externo são responsáveis por 95% das receitas de exportação.

Portugal conseguiu implantar durante as Grandes Navegaçoes um poderoso sistema estratégico de coleta e organização das informações

Um projeto estratégico, qualquer que seja ele, deve investir seriamente num processo de acumulação ordenada de informações e não num simples empilhamento de dados, números e relatos. Nesse ponto particular, com certeza, Portugal aplicou-se com notável competência. As observações eram sistematicamente anotadas em cartas geográficas e mapas e em cadernos de viagem , o que indica que a “família” de pilotos e grandes comandantes estava sempre em permanente e mútua atualização, trocando idéias e indagações.

GAZPROM, a principal empresa russa para a produção de gás, aumentará a exportação de gás para a Europa Ocidental, em 2011

A Gazprom prevê um incremento de 9,3% nas exportações de gás para a Europa Ocidental, passando dos 138.6 bcm (bilhões de pés cúbicos)  vendidos em 2010, para 151.5 bcm, em 2011.