terça-feira, 10 de agosto de 2010

N2N... é bom se acostumar com o significado...

Para aqueles interessados em fontes de energia para o futuro, é bom ir se acostumando à sigla N2N – Natural gas to Nuclear.
Embora a matriz energética baseada no petróleo ainda vá existir por muitos anos e a despeito de todo o esforço em desenvolver fontes de energia “alternativas”, como solar, eólica, biomassa, etc. As fontes energéticas do futuro terão que continuar a atender aos quatro imperativos descritos por Robert Bryce, em seu livro “Power Hungry”: Alta densidade de potência, alta densidade energética , baixo custo e escala. Além destes impertativos teremos também a clara preferência por energias com baixa emissão de CO2. daí chegamos facilmente à constataçãodas vantagens do gás natural e da energia nuclear.
 Gás natural e energia nuclear serão os combustíveis do futuro por disporem de alta densidade de potência associada, relativamente baratos e, principalmente, por serem capazes de suprir as enormes quantidades de energia que precisamos. Ambos produzem baixas taxas de emissão de CO2, quando comparados com o carvão e o óleo, resultando em praticamente poluição zero para o ar. N2N significa usar o gás natural no curto prazo, durante a transição para a energia nuclear a longo prazo. A propósito, se você apóia a redução das emissões da emissão de CO2 e é contra a energia nuclear, me desculpe, mas você está a favor do blackout.
A propósito, creio que o melhor destino que o Brasil pode dar ao dinheiro que manterá em fundo soberano, com o faturamento advindo da gestão de suas reservas de petróleo e gás pela Pré-sal Petróleo SA , é a retomada de um programa de capacitação tecnológica e de construção de usinas nucleares.

Nenhum comentário: