quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A importância da caravela nos descobrimentos

A caravela era muito importante instrumento de pesquisa marítima. Com ela, os portugueses podiam ir praticamente a qualquer lugar, mas D. João sabia que não era o meio de transporte ideal. Os verdadeiros instrumentos do comércio eram as naus por sua maior capacidade de carga, embora fossem navios de manobra restrita.

Anúncio de descoberta de reserva de 1,1 bilhões de barris na Sibéria

A Rússia anunciou, no final de janeiro,  a descoberta pela estatal Rosneft de um campo gigante na Sibéria Oriental, em Irtusk. Em janeiro de 2009, as reservas provadas da Russia eram de 79 bilhões de barris, situando-se como o  8o maior em termos de reservas ( e o Brasil possuía 12,6 bilhões de barris... [15o] )

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

As Grandes Navegações inserem-se entre os principais eventos da história da humanidade e determinaram as bases econômicas e políticas do mundo moderno.

   Os principais eventos que caracterizaram as Grandes navegações – a “descoberta do Mundo Novo”; a Rota do Cabo da Boa Esperança para a Índia; bem como a viagem de circunavegação do globo – ocorreram entre os séculos XV e XVI. Todavia sua influência foi decisiva para a formação do mundo que conhecemos hoje. Escritores das mais diversas áreas do conhecimento como Karl Marx e Frederick Engels no Manifesto Comunista de 1848 e Adam Smith em sua “A Riqueza das Nações, em 1776, identificaram que tais eventos inserem-se entre os principais eventos da história da humanidade e determinaram as bases econômicas e políticas do mundo moderno.

Tendência de preços do minério de ferro para 2010.

Conforme citado aqui recentemente, o preço do minério de ferro – por sua decisiva influência no preço do aço - tem um impacto importante no preço da infra-estrutura para a produção de petróleo. As tratativas anuais para definição do preço do minério a ser praticado para o próximo ano, começam a ter um desfecho. A gigante BHP Billiton e os cinco maiores produtores de aço na China chegaram a um acordo para um aumento de 40% nos preços do minério de ferro, levando o preço para cerca de US$84/t.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Portugal e o aspecto de autosuficiência das navegações

Portugal, desde o início de suas pretensões como nação prioneira nas descobertas definiu uma estratégia de avanço, mesmo porque os recursos disponíveis eram restritos, sendo preciso evitar  desperdícios e perdas.
Duas grandes linhas de atuanção foram estabelecidas:
 - o projeto evoluiria sempre através de cuidadosos avanços sucessivos.
  - seria  necessário conviver com configurações econômico-financeiras auto-sustentadas, o que levou os infantes a estabelecer condicionamentos para operações exploratórias e a buscar permanentemente situações economicamente equilibradas.

Aposentadoria do navio Apache… responsável por boa parte do lançamento de dutos de aço na Bacia de Campos na década de 80

Após a remoção dos equipamentos de instalação de dutos offhore, o navio Apache – responsável por boa parte do lançamento de dutos de aço na Bacia de Campos na década de 80 – provavelmente será transformado em sucata...deixando um bocado de saudosistas no Brasil

Nigéria – opções bizarras para abastecer suas refinarias...

A Nigéria – 12º maior produtor de petróleo e membro da OPEP - com seu quadro de conflitos constantes na área do Delta do Niger, cogita fortemente de modificar seu sistema de abastecimento para as suas duas principais refinarias – paralisadas desde maio do ano passado devido a ataques de militantes que atuam na região – passando a utilizar petroleiros de pequeno porte, ao invés de malha de dutos já instaladas, mas constantemente sabotada, ou objeto de roubos e incêndios.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Venezuela declara estado de emergência no setor elétrico

No início desta semana – como já era esperado – Chávez declarou estado de emergência no sistema elétrico venezuelano. O decreto que anunciou o estado de emergência criou também uma comissão interministerial para conduzir as questões do setor

O diferencial das Grandes Navegações quando comparadas com outras viagens realizadas anteriormente

As grandes navegações não foram propriamente novas do ponto de vista das viagens de longa distância. Outros navegantes, que não os portugueses - dentre eles árabes, indianos, chineses, vikings e polinésios - também empreenderam magníficas viagens transoceânicas antes daquelas realizadas pelos europeus da península Ibérica, nos séculos XV e XVI. Todavia, tais conquistas foram esporádicas ou mesmo esquecidas, desprovidas de uma característica histórica relevante. O que decididamente foi uma inovação do que ficou conhecido como era das grandes navegações foi o caráter de ligação entre os aspectos de "viagens de descobrimentos" com a criação de um sistema global de rotas, que por sua vez forjou as bases para a expansão da influência européia em todos os continentes habitados. O crescimento do conhecimento geográfico pelos europeus ficou - na sequência - associado à rápida ascensão comercial e controle de novos territórios.

E a China continua atuando fortemente para garantir - neste momento de créditos escassos - acesso seguro a fontes de energia em troca de financiamentos...

Atuando em diversos continentes, em parcerias sem grandes preconceitos ideológicos, o governo chinês - que agora tem uma agência específica para assuntos energéticos - vem costurando acordos para garantir acesso a petróleo e álcool. Dentre estes acordos vale destacar o fornecimento de petróleo brasileiro em troca de financiamentos para a Petrobras e mais recentemente o memorando de entendimento firmado entre a Petrobras Biocombustível S.A. (PBio) e a estatal chinesa Petrochina International Company Limited, para a realização de estudos conjuntos para avaliar a viabilidade técnica e econômica do desenvolvimento de projetos de produção de etanol no Brasil, numa parceria entre a Petrochina e a PBio, e de projetos de exportação de etanol para a China, numa parceria entre a Petrochina e a Petrobras.
Devido à necessidade de adoção da mistura de etanol à gasolina em uma maior parte do território chinês e à falta de condições para abastecer aquele mercado exclusivamente com produção local, a China pretende não só buscar suprimento mas também investir em produção própria do produto no Brasil.