terça-feira, 28 de dezembro de 2010

1 ano de existência do Blog !!!!!!!!

Embora eu tenha esquecido de celebrar, o blog - Energia e Grandes Navegações - completou, no Natal, um ano de existência, com uma media de quase 2 posts por semana !!!!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Portugal e a preparação interna para a Expansão Marítima


Um dos maiores trunfos de Portugal no âmbito de seu projeto marítimo foi exatamente a perfeição de estruturas de comando/comandados, as quais sempre desenvolveram suas competentes ações com extrema agilidade, disciplina e determinação, deixando muito nítida a preocupação de Portugal com a permanente valorização de seus contingentes de recursos humanos para o front marítimo.

O navegante português, além de coragem e obstinação, possuía um raro rol de habilidades multifuncionais que qualificavam como um "operário polivalente do mar".

É possível que Portugal, por razoes climáticas favoráveis, tenha atraído um contingente muito expressivo de antigos integrantes das legiões romanas s durante quase cinco séculos. O arranjo de uma legião deve ter inspirado os modelos militares e estruturas assemelháveis, na Marinha portuguesa.  Da mesma forma que as legiões se agrupavam, podiam-se fragmentar em duas ou mais células, operando conjuntamente, tal como a tripulação de uma caravela.

Novas regras para a exploração offshore nos EUA...


 No início deste mês, o governo norte-americano divulgou sua nova estratégia de concessões para a exporação de petróleo na plataforma continental, baseada nas lições aprendidas no acidente com a plataforma Deepwater Horizon, da BP, no início do ano. 
 Nesta revisão ficou estabelecido que a área Leste do Golfo do México, bem como as porções Sul e Central do Atlântico ficam fora de exploração , pelo menos até 2017.
  As áreas Oeste e Centro do Golfo do México permanecem abertas para potenciais concessões.

domingo, 26 de dezembro de 2010

As navegações chinesas, anteriores à expansão ibérica


Em 1498, Vasco da Gama e seus homens esbarram com evidências da presença chinesa no passado do leste da África: nativos usando bonés de seda com franjas. Os habitantes falavam de fantasmas brancos usando seda: mamória remota da Frota do Tesouro, que havia visitado esses litorais 80 anos antes. Em 1521, a Armada das Molucas de Magalhães chegou às Filipinas reclamando vastos territórios a que a China tinha renunciado. Magalhães, como outros eurupeus, não tinha conhecimento direto da Frota do Tesouro, mas ele e seus homens continuaram se deparando com artefatos do império chinês desaparecido: seda, porcelana, escrita, e unidades de pesos e medidas sofisticadas estavam visíveis em toda parte.

Ainda sobre a importância da energia elétrica...


Nas duas últimas décadas, o consumo global de eletricidade tem crescido mais rapidamente do que o consumo de qualquer outro tipo de energia.
Vale destacar que desde 1990 o uso de eletricidade tem crescido aproximadamente 3 vezes mais do que o consumo de petróleo. Na verdade, o crescimento econômico de qualquer nação - sem exceção - guarda relação direta com o correspondente incremento no consumo de energia elétrica.

domingo, 19 de dezembro de 2010

O poder de progresso da energia elétrica...

Hoje mais do que nunca, o crescimento econômico chega junto com o interruptor. A energia elétrica -  esta forma refinada de energia - no mundo de hoje libera muito mais conhecimento, estimula muito mais potencial, proporciona muito mais proteção e como consequência, cria muito mais estabilidade do que antes. Portanto, a pobreza energética não apenas mantém as pessoas mais vulneráveis mergulhadas no atraso, como também nos priva a todos de suas contribuições em potencial.

Duas notícias nesta semana referentes a shale gas – na Russia e na Argentina…

O presidente russo em um chamado à nação para um fortalecimento de uma doutrina de segurança energética informou que a Rússia deve criar um programa de extração de gás de fontes não convencionais. Já aqui, na América do Sul, a Argentina anunciou a descoberta de uma reserva de gás não convencional – shale gas – contendo 4,5 trilhões de pés cúbicos de reservas provadas, na província de Neuquen, a aproximadamente 1150km a Sudoeste de Buenos Aires.

As Navegações após o "descobrimento" de Cabral

Depois de oficializado o "descobrimento" do Brasil pelos portugueses, em 1500, o movimento de embarcações verificad entre Lisboa e a Terra de Santa Cruz nos trinta anos seguintes foi extremamente baixo. Nesse período, a Carreira da Índia oferecia alta lucratividade, concentrando as atenções do reino, e o território brasileiro, apesar da célebre carta de Pedro Vaz de Caminha informando sobre a prodigiosa fertilidade do solo, tinha interesse apenas como ponto de escala para as naus com destino a Calicute. 

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Investimentos no Brasil na área de energia

A revista Valor Setorial publicou, na semana passada,  reportagem estimando que R$ 1 trilhão será aplicado no setor de energia no Brasil nesta década. A maior parte dos recursos será destinada à área de óleo e gás – R$ 672 bilhões. “O mercado de energia do Brasil deve ser um dos que mais terão investimentos no mundo, com destaque para a Petrobras, que tem o maior programa de investimentos de uma grande companhia de petróleo no mundo”, diz o presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy. A matéria também informa que a estatal pretende encomendar 240 novas embarcações até 2020, devido ao horizonte promissor do petróleo no País.

domingo, 5 de dezembro de 2010

A influência da escrita na capacidade de navegação dos europeus

De todos os armamentos que os europeus levaram para o Pacífico, inclusive armas de fogo, nenhum foi mais poderoso e mais capaz de realizar trocas duradouras do que a linguagem escrita.

Não adianta somente ter reservas de petróleo...

A imprensa publciou na semana passada, notícias sobre a queda - que não é mais novidade - na produção de petróleo no México. A produção local caiu para uma média de  2.45 milhões de barris por dia (bpd). A produção nacional atingiu seu ponto mais baixo, desde 1981, quando houve uma produção anormalmente baixa, com média de  2.31 million bpd.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Os chineses e as grandes navegações

Os chineses também eram grandes navegadores e, por volta de 1400, possuíam rotas comerciais regulares com o sudeste asiático. Sob o comando do almirante Cheng Ho, alcançaram o Sri Lanka, na África , e acredita-se que tenham, inclusive, chegado ao norte da Ausrália e ao litoral da América do Norte, cruzando o oceano Pacífico, muito antes dos portugueses e espanhóis. Tradicionalmente, a China julgava-se superior aos demais povos, a quem conciderava bárbaros, além de desprezar a atividade comercial, tida como desonrosa. Quandoos portugueses começaram a abrir caminho para a Índia, cessaram as expedições iniciadas por Cheng Ho, e os chineses entraram num isolamento voluntário.

Os recorrentes problemas de abastecimento de gás no mercado chinês...

Neste ano, a China está enfrentando  novamente - neste inverno que se aproxima – uma nova escassez de gás. Aparentemente, estas situações de falta de oferta de gás tendem a se tornar uma rotina para o consumidor chinês nos próximos 2 ou 3 anos, durante os quais o país deve continuar a perseguir metas desafiadoras de aumentar sua capacidade de armazenamento e melhorar sua rede de gasodutos. Cabe lembrar que a situação também demandará ajustes nos valores que os consumidores domésticos e industriais chineses hoje pagam pelo gás, brutalmente subsidiados.